HomeLista de Teses >  [ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLOGICO EM TRA...]


 

Braga, Daphne. Acidente de trabalho com material biológico em trabalhadores da equipe de enfermagem do Centro de Pesquisas Hospital Evandro Chagas. [Mestrado] Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública; 2000. 75 p.

ANEXO I

Apresentação do Formulário

Fundação Oswaldo Cruz

Escola Nacional de Saúde Pública

Centro de Estudos em Saúde, Trabalho e Ambiente

Hospital Evandro Chagas

 

Considerações sobre o formulário de coleta de dados:

Introdução:

 

Venho realizando desde abril de 1998, neste hospital, uma investigação sobre acidente de trabalho com material biológico, especificamente os que ocorreram com a equipe de enfermagem. A escolha por este grupo de trabalhadores é decorrente da leitura da Monografia de Especialização em DIP, da enfermeira Suely Lages, que constatou um número expressivo de acidentes de trabalho não notificados, pela equipe de enfermagem. Em sua análise, não havia registro da maioria dos acidentes ocupacionais. Somente através de uma análise recordatória com os trabalhadores é que foi possível a identificação de 19 casos, no período de 1995 a 1998. No NUST (Núcleo de Saúde do Trabalhador da FIOCRUZ), somente 3 dos 19 acidentes haviam sido notificados.

Objetivos do estudo:

-Conhecer as características da força de trabalho da equipe de enfermagem.

-Conhecer o processo e a organização do trabalho desta mesma equipe de trabalhadores.

-Conhecer o perfil dos trabalhadores que se acidentou com material biológico, estabelecendo relações com as variáveis exploradas no formulário auto-aplicável.

-Contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação do acidente típico em hospital, tomando como recorte privilegiado o processo e a organização do trabalho, estimulando assim, os trabalhadores a discutir os caminhos para evitar o acidente com material biológico.

Concluindo, venho por intermédio deste formulário solicitar que todos os trabalhadores da equipe de enfermagem do Centro de Pesquisas Hospital Evandro Chagas, repondam-o, contribuindo assim, para que possamos construir o modelo do acidente de trabalho com material biológico neste hospital. Entendemos que a partir da construção deste modelo, podemos trazer para o cenário do hospital fatos que possam interferir de forma positiva na problemática do acidente com perfuro-cortante.

 
 
  Início