HomeLista de Teses >  [ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLOGICO EM TRA...]


 

Braga, Daphne. Acidente de trabalho com material biológico em trabalhadores da equipe de enfermagem do Centro de Pesquisas Hospital Evandro Chagas. [Mestrado] Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública; 2000. 75 p.

6. Algumas Considerações Finais

A impressão inicial que podemos ter do acidente típico em hospital é de que se configuraria como aquele acidente que ocorre ao manusear-se o instrumento perfuro-cortante. Entretanto, com este estudo, percebemos que os dois acidentes mais freqüentes no ambiente hospitalar ocorrem, em primeiro lugar, quando o trabalhador descarta o material, tentando reencapar a agulha após o uso, ou até mesmo quando guarda o material, como por exemplo o escalpe, em local não apropriado. E em segundo lugar, ao realizar o procedimento de punção venosa.

Percebemos, também, que a conduta de reencapar a agulha era mais freqüente do que o esperado, questionamos então, sobre o conhecimento das precauções básicas. Surpreendentemente, todos os trabalhadores disseram possuir conhecimento, devido as palestras sobre acidentes com material biológico. O uso de luvas foi apontado como obrigatório com todos os pacientes, independente de sorologia para o HIV ser positiva.

Quando questionados sobre a descrição do acidente, muitos disseram que não haviam prestado atenção suficiente para evitar o acidente, ou até mesmo que estavam cansados devido ao horário de trabalho. Outro fator que os trabalhadores mencionaram, refere-se a culpabilização do outro pelo evento. O esquecimento de material após o uso, nos leitos dos pacientes, também foi apontado como desencadeador de acidentes com materiais biológicos.

"Muitos colegas esquecem o escalpe, após o uso, no leito do paciente, enrolado na gaze. Aí vem outro colega e se acidenta com o escalpe". Técnico de enfermagem do CPqHEC.

Um outro fator interessante de abordar refere-se aos elementos subjetivos, tais como: estresse, fadiga, cansaço decorrentes do acúmulo de atividades, segundo alguns trabalhadores, os responsáveis pelos acidentes de trabalho.

Finalmente, quando questionados sobre as precauções básicas e sobre o treinamento, os trabalhadores da equipe de enfermagem enfatizaram que o próprio local de trabalho deveria ser o lugar privilegiado para a discussão do cotidiano de trabalho e da prevenção do acidente com material biológico no hospital. Apontaram, também, que o treinamento deveria se estender aos técnicos de laboratório do CPq-HEC.

 
 
  Início