HomeLista de Teses >  [ANALISE EXPERIMENTAL DOS NIVEIS DE RUIDO PRODUZIDO...]
 
 
 

Fundação Oswaldo Cruz
Escola Nacional de Saúde Pública

"Análise experimental dos níveis de ruído produzido por peça de mão de alta rotação em consultórios odontológicos: possibilidade de humanização do posto de trabalho do cirurgião dentista"
Hilda Maria Montes Ribeiro de  Souza

Tese apresentada com vistas à obtenção do Título de Doutor

Orientador: Ubirajara Aluizio de Oliveira Mattos
Data de entrega: Dezembro de 1998

    RESUMO
    CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO
    CAPÍTULO 2 - O RUÍDO
    CAPÍTULO 3 - CONTEXTUALIZAÇÃO DA ODONTOLOGIA BRASILEIRA E A QUESTÃO DO ENSINO DAS DOENÇAS OCUPACIONAIS
    CAPÍTULO 4 - O EFEITO DO RUÍDO PRODUZIDO POR PEÇAS-DE-MÃO DE ALTA-ROTAÇÃO NO CIRURGIÃO-DENTISTA
    CAPÍTULO 5 - A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA SAÚDE DO TRABALHADOR E UMA NOVA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ESTUDAR AS RELAÇÕES SAÚDE X TRABALHO :DELINEAMENTO DE PESQUISA INTRA-SUJEITOS
    CAPÍTULO 6 - METODOLOGIA
    CAPÍTULO 7 - 7 RESULTADOS
    CAPÍTULO 8 - DISCUSSÃO
    CAPÍTULO 9 - PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA
    CAPÍTULO 10 - CONCLUSÕES
    CAPÍTULO 11 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
    CAPÍTULO 12 - GLOSSÁRIO
    ANEXO 01
    ANEXO 02
    ANEXO 03
    ANEXO 04
    ANEXO 05
    ANEXO 06
    ANEXO 07
    ANEXO 08
    ANEXO 09

Resumo:
A prática da odontologia pode gerar danos irreversíveis aos profissionais que a realizam. Um dos fatores de risco presentes no processo de trabalho do Cirurgião-Dentista é o ruído produzido pelas peças-de-mão de alta-rotação, utilizadas principalmente na remoção de tecido cariado. A dificuldade de se utilizarem os métodos de avaliação dos problemas de saúde aprimorados e aplicados a um trabalhador coletivo, homogêneo frente aos riscos/cargas nos fez aplicar um método de investigação baseado na unidade , bem caracterizada pelo profissional de odontologia, eminentemente liberal e autônomo. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo principal analisar experimentalmente os níveis de ruído produzidos por peça-de-mão de alta-rotação em consultório odontologico visando a possibilidade de humanização do posto de trabalho do cirurgião dentista. Tem também como objetivo apresentar e aplicar uma metodologia alternativa nas pesquisas direcionadas para as relações saúde x trabalho, um delineamento experimental conhecido como Delineamento de Sujeito Único (Delineamento Intrasujeitos, Delineamento N=1). Este tipo de delineamento possui algumas características básicas como a de conduzir investigação experimental com um único caso, ou seja, com um único sujeito. Permite-nos, também, a provisão de alguns recursos de avaliação rigorosa dos efeitos da intervenção no caso individual. Medidas contínuas necessitam ser obtidas todo o tempo, medidas repetidas das variáveis dependentes. Baseado no acima descrito, a avaliação da alteração ambiental do consultório odontológico, produzida pela utilização da peça-de-mão de alta-rotação, durante o preparo cavitário, utilizando-se a metodologia proposta, nos permite afirmar que o delineamento Intrasujeitos é possível de ser aplicado em Saúde do Trabalhador. Com uma duração média de utilização de 2 minutos e 25 segundos no primeiro participante e de 3 minutos e 21 segundos no segundo, as duas peças-de-mão de alta-rotação observadas foram responsáveis pelos valores máximos de ruído detectados. Estes níveis situaram-se entre 74,4 dB(A) e 95,7 dB(A), com uma média de 79,82 dB(A) para a turbina A e 84,69 dB(A) para a turbina B. A análise estatística mostrou uma diferença estatisticamente significativa (p < 0,05), tanto em relação aos valores máximos quanto aos valores médios, com a turbina A apresentando os valores menores. Os dados observados apontam dois caminhos principais : a necessidade de se implementarem mudanças tecnológicas no equipamento analisado , para redução dos níveis de ruídos produzidos e a implementação de um trabalho de conservação auditiva para estes profissionais. Estes caminhos apontam para a necessidade de se oferecer uma melhor qualidade de vida aos profissionais de odontologia.


Palavras-chave:
Ruído; Cirurgião-Dentista; Prevenção; Risco; Sujeito Único

  Início