HomeLista de Teses >  [APLICACAO DE LODOS DE ESTACOES DE TRATAMENTO DE ES...]
 
 
 

Fundação Oswaldo Cruz
Escola Nacional de Saúde Pública

"Aplicação de lodos de estações de tratamento de esgotos na agricultura: estudo do caso do município de Rio das Ostras - RJ"
Tatiana Siqueira  Malta

Dissertação apresentada com vistas à obtenção do Título de Mestre

Orientador: Odir Clécio da Cruz Roque
Data de entrega: Julho de 2001

    RESUMO
    CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO
    CAPÍTULO 2 - OBJETIVOS
    CAPÍTULO 3 - METODOLOGIA
    CAPÍTULO 4 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
    CAPÍTULO 5 - PROCESSO GERADOR DO LODO EM ESTUDO
    CAPÍTULO 6 - CARACTERIZAÇÃO DO SÍTIO EM ESTUDO
    CAPÍTULO 7 - RESULTADOS
    CAPÍTULO 8 - CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
    CAPÍTULO 9 - ANEXO I
    CAPÍTULO 9 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
    CAPÍTULO 10 - ANEXO II

Resumo:
A proposta de Dissertação de Tese de Mestrado apresenta uma pesquisa que tem por objetivo desenvolver uma metodologia para disposição final adequada de lodos de Estações de tratamento de Esgotos (ETEs) para pequenas cidades, notadamente um estudo de caso do município de Rio das Ostras, estado do Rio de Janeiro. O plano diretor para disposição adequada de lodos de ETEs prioriza a aplicação destes na agricultura visto que a localidade estudada dispõe de infra-estrutura agrária para receber o biossólido (lodo tratado) como insumo. Em um país como o Brasil, onde percebemos a necessidade vital de fixação do homem no campo não podemos desperdiçar este poderoso insumo, pois além de ser uma solução para o resíduo da estação de tratamento de efluentes também é um condicionador de solo de boa qualidade e acessível aos agricultores mais carentes. Esta dissertação realiza um estudo quanto à disposição final do lodo, visando a proposição de uma alternativa viável para a comunidade antes que o problema de disposição final do lodo se apresente. Desta forma o projeto do sistema de esgotamento sanitário foi proposto para uma implantação racional desde sua concepção (projeto) até sua operação incluindo neste planejamento a disposição adequada de efluentes e o estudo do destino final do lodo. A necessidade de um complexo estudo para a disposição do lodo no solo se dá pela própria composição deste insumo agrícola que deve ser monitorado quanto à presença de organismos patogênicos e metais pesados, produtos estes que após a disposição no solo entram no ecossistema não só do solo, mas também das plantas, aqüíferos subterrâneos e animais de pequeno e grande porte que se alimentam de gramíneas, enfim adentram a cadeia alimentar do homem sendo muito perigosos sob o ponto de vista da Saúde Pública. Uma outra utilização que tem sido utilizada em cidades de pequeno porte, até pela falta de uma Segunda opção, é a disposição do lodo em aterros sanitários. Esta disposição requer cuidados especiais na escolha da área, no projeto e exige um monitoramento ambiental cuidadoso.


Palavras-chave:
Biossólido; Lodo Tratado; Lodo de Esgotos; Agricultura, Rio das Ostras; Bio-solid; Treated Sludge; Sewers Sludge; Agriculture, Rio das Ostras

  Início