HomeLista de Teses >  [COOPERATIVAS DE PROFISSIONAIS DE SAUDE DOS SERVICO...]
 
 
 

Fundação Oswaldo Cruz
Escola Nacional de Saúde Pública

"Cooperativas de profissionais de saúde dos serviços municipais e estaduais no município do Rio de Janeiro e a cooperativa do Hospital Geral de Nova Iguaçú: abordando as prestadoras"
Carla Pacheco  Teixeira

Dissertação apresentada com vistas à obtenção do Título de Mestre

Orientador: Adolfo Horácio Chorny
Data de entrega: Agosto de 2000

    RESUMO
    APRESENTAÇÃO
    CAPÍTULO 1 - REFORMA ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO E O SETOR SAÚDE NOS ANOS 90 :SUAS IMPLICAÇÕES NOS VÍNCULOS DE PESSOAL
    CAPÍTULO 2 - COOPERATIVAS DE TRABALHO NA SAÚDE
    CAPÍTULO 3 - CONTEXTO EMPÍRICO
    CONSIDERAÇÕES FINAIS
    ANEXOS
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Resumo:
Os anos 90 podem ser caracterizados, no âmbito da saúde, pela implementação de diversas mudanças que buscam ajustar o setor às exigências da nova ordem econômica globalizada. O Brasil não foge à regra; neste período tem surgido diversas modalidades de gestão nos serviços de saúde. Em particular, proliferam as denominadas cooperativas de profissionais de saúde. Observa-se que a multiplicação dessas experiências se acentua em um contexto que emerge a discussão acerca da Reforma Administrativa do Estado Brasileiro. Além de ser quase que consensual entre os gestores a incorporação de diferentes vínculos de pessoal no serviço público orientados por uma nova política de Recursos Humanos. Considerando a relevância que essa modalidade assume atualmente quando são contratados pelos serviços públicos e partindo do pressuposto que as cooperativas de profissionais de saúde enquadram-se no segmento cooperativista do trabalho, tem-se como objetivo analisá-las como prestadoras de serviços, inseridas no contexto citado, com base nos subsídios do cooperativismo. A pesquisa de campo se restringiu às Cooperativas (COOPERAR, COOPASS E COOPSAÚDE) contratadas pelos serviços municipais e estaduais do Rio de Janeiro e do Hospital Geral de Nova Iguaçu.


  Início